sexta-feira, 8 de abril de 2016

ORGANIZAÇÃO DO SITE | VOUCHER NR 02

Muitos elementos estão presentes na construção de uma página WEB [linguagem HTML] que podem ou não ser limitados por seu suporte e linguagem com textos ou hipertexto [Protocolo HTTP] ou mesmo para o público que se destina. Alguns pontos que podemos observar que estão em evidência na construção da maioria dos websites. São eles:

1. ESTRUTURA:
_ Tem origem na mídia de massa para o segmento informativo: livro | jornal | revista;
_ Um site deve ser estruturado por segmentação de informação;
_ Deve se apropriar de conceitos específicos para transmitir uma mensagem adequada para seu público.

UOL
FOLHA
ESTADÃO
O GLOBO


2. LINGUAGEM EMOCIONAL:
_ Identificar o grupo emocional associado a categoria do site;
_ Imagem Arquétipa; [figura da mulher | figura do médico | figura paternal]
_ Definição de estilo e espírito;
_ Relação entre forma e pensamento;
_ Relação entre Criador e Consumidor;

ARQUÉTIPOS
CHANEL
VALENTINO
MARC JACOBS



3. LINGUAGEM RACIONAL:
_ Identificação da Necessidade;
_ Identificação ou geração de desejo do consumidor;
_ Definição do desejo competitivo;

BELAS ARTES
USP
UFMS



4. CAPA
_ Tem a função de apresentar o estilo | tema do site para seu público alvo;
_ Busca o decorativo e não um desenvolvimento tipológico com finalidade de legibilidade
_ Utilização para públicos específicos, basicamente que apresentam tendências visuais;
_ Poder ser: ilustrativa; Informativa; Indicar restrições, limitar acesso;

CARTOON NETWORK
VICE
MINHA VIDA



5. PÁGINA PRINCIPAL
_ É a página onde o usuário será ambientado, se familiarizando com o ambiente e conduzido à informação que procura;
_ Deve fornecer condições de navegação ao usuário, tanto para acessar o serviço, quanto para entrar em contato;
_ Tem que ser direto, apresentando apenas o necessário para atingir sua meta;

UPDATE OR DIE


6. CABEÇALHO
_ Permite dar mais visibilidade à identidade visual da empresa ou do próprio site;
_ Reforça a ação de ênfase, continuidade e unidade;
_Características comuns: Assinatura, Navegação, Links Administrativos, Títulos e Temas;

FILE


7. RODAPÉ
_ Além de reforçar a visibilidade da identidade visual, possibilita criar um vínculo com a origem da empresa ou do próprio site;
_ Características comuns: Assinatura, Dados da Empresa, Complementos de Informação e Acessibilidade

RADIO MEC



8. NAVEGAÇÃO
_ Deve ser segmentada por assunto ou tipo de informação, podendo apresentar vários níveis;
_ Pode ser linear ou não;
_ TEM QUE TER condições para o usuário retornar para a seção anterior ou para a página principal;

LIKECOOL



9. LINKS ADMINISTRATIVOS
_ Criam um canal de comunicação entre o usuário e o site;



10. INFORMAÇÕES COMUNS
_ Sobre o Site ou Empresa;
_ Acesso restrito;
_ Contato;
_ Atendimento - Dúvidas;
_ Endereço Físico;
_ Mapa do Site;
_ Parceiros;
_ Credenciais;


11. CONTEÚDO
_ Material que será exibido ao público do site;
_ Deve ser segmentado de acordo com o tipo da natureza de informação, sendo apresentado de forma específica;
_ Tem que ser direto, lógico e intuitivo;
_ Organize a arquitetura das informações:
   - divida o conteúdo em unidades lógicas
   - relacione uma hierarquia de importância
   - verifique o padrão funcional e estético do site


12. DOCUMENTOS ELETRÔNICOS
_ Toda informação disponível na internet é um documento pontual e, perante a lei, pode ser utilizado como uma evidência;
_ Para garantir a veracidade do conteúdo, devem ser fornecidas as seguintes informações:
- Endereço do site;
- Origem da informação [menu de navegação]
- Autor na informação;
- Data da publicação;
- Condições para emitir uma versão impressa;
- Condições para retornar a seção principal;

CAIXA




13. ATUALIZAÇÕES
_ Permite que o usuário saiba que há novas informações no site;

POP




14. MAPA DO SITE
_ Permite que o usuário tenha uma visão geral do conteúdo disponibilizado;
_ Deve facilitar a localização de uma informação, agrupando o conteúdo por temas;
_ Pode assumir a forma de um índice ou sumário;

EXAME


15. ERRO 404 | ARQUIVO NÃO ENCONTRADO
_ São páginas retornadas do servidor indicando que não localizou o arquivo na URL indicada;
_ Um bom projeto deve prever essa situação, preparando canais para redirecionamento;
_ Podem conter:
   - Explicações sobre o erro;
   - Sugestão para alternativas;
   - Acesso para outras páginas sobre o mesmo assunto;
   - Recursos de busca por palavras chave;
   - Canal de contato;

TATI BERNARDI




VOUCHER | NR 02  | SALVAR NA PASTA - ANÁLISE SITE | SEM DATA LIMITE

ATENÇÃO: VOUCHERS SÃO IMPRESSOS E ENTREGUES NO DIA DA AVALIAÇÃO. NÃO SERÃO ACEITOS VOUCHERS IMPRESSOS ANTES OU DEPOIS DO DIA DA AVALIAÇÃO. ESTES MESMOS VOUCHERS DEVEM ESTAR NAS PASTAS RESPECTIVAS DO DROPBOX

INDIVIDUAL, EM DUPLA, TRIO ou QUARTETO

A partir DE UM dos itens acima [itens 1 à 15]  busquem por um site e façam uma análise descritiva com  imagem [Print Scrn] deste site. Descreve como os itens se distribuem na imagem, se estes estão ou não representados. Se há itens a mais e quais seriam estes itens.
Salve seu arquivo em WORD. Com o nome do arquivo sendo o nome da equipe. E não deixe de fazer um cabeçalho em word com NOMES COMPLETOS. Suba o documento no DROPBOX.



LOGIN: interfacegraficadigital@gmail.com
SENHA: mimicrocro

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